DICAS DE SAÚDE BUCAL



A saúde da boca é dependente dos cuidados com a higiene que tomamos no dia a dia. Para ter e manter uma boca saudável, devemos observar alguns cuidados:

1. Tenha hábitos de alimentação saudáveis.

Além de importante para o funcionamento geral do organismo, a ingestão de alimentos mais saudáveis (frutas, verduras, fibras, etc.) auxilia no controle da acidez da saliva, dificultando a ação das bactérias presentes na boca. 

2. Escove os dentes após as refeições (ou três vezes ao dia)



A limpeza dos dentes proporcionada pela escovação elimina resíduos alimentares, bactérias da placa bacteriana e neutraliza a ação dos ácidos produzidos pelas bactérias que causariam a desmineralização dos dentes, início de qualquer processo de cárie.


Uma correta higienização da boca começa conhecendo e sabendo quais estruturas serão atingidas, e de que forma. Dentes, Gengiva, Língua, devem receber sua atenção para a prevenção de diversas doenças.



A escovação deve levar em conta que todo dente tem cinco lados que precisam ser higienizados. Dois deles são impossíveis de ser alcançados pela escova pois existem os dentes vizinhos. Nestas áreas, apenas o fio dental terá efeito. Nas outras três (parte “de fora”- lado da bochecha - parte “de dentro”- lado da língua - e parte “de mordida”dos dentes) a escova deve alcançar todas as áreas e ser efetivamente utilizada.

A escovação deve iniciar pela parte “de mordida” dos dentes, com movimentos firmes, mas sem força excessiva, numa espécie de “vai e vem” partindo de um dos lados da arcada até o outro lado e repetindo os mesmos movimentos na outra arcada (superior e inferior).



Já na parte interna e externa dos dentes a escova deve ser posicionada de maneira a formar um ângulo de 45 graus com os dentes e então ser “rodada” contra a superfície dos dentes. Sempre saindo da gengiva para a parte de mordida, ou seja, de cima para baixo nos dentes de cima e de baixo para cima nos dentes de baixo.

Nas duas áreas entre os dentes, o Fio Dental é quem vai desempenhar a função de limpeza, devendo ser inserido nos espaços interdentais e friccionado contra a superfície dos dentes. Observe que o fio penetra suavemente entre a gengiva e o dente.



É importante ressaltar a necessidade de também ser higienizada a superfície da língua, pois, assim como a placa bacteriana deposita-se sobre os dentes (uma superfície dura e lisa), ela também se acumula sobre a língua com uma facilidade ainda maior, pois a língua é toda formada por papilas e reentrâncias que facilitam o acúmulo de resíduos.
O ideal é que esta limpeza seja realizada com um limpador específico para a língua, mais eficiente que a escova para esta função.

A obtenção e manutenção da Saúde Bucal somente é possível através do desenvolvimento de hábitos de Higiene que sejam efetivos na remoção da placa bacteriana que é a principal causadora de problemas bucais. Somente a partir destes cuidados básicos é que poderemos pensar em cuidados mais detalhados   e   especializados   de   natureza   estética   ou   mesmo   funcional.