Clareamento Dental

           Uma das grandes demandas dos pacientes no consultório nos dias de hoje é o clareamento dental. Técnicas simples e seguras transformaram em realidade o desejo de muitos, sendo que a Estética passou a ser talvez o primeiro motivo pelo qual os pacientes procuram o dentista. Nos últimos anos houve um aumento significativo pela procura de tratamentos relacionados à estética em nosso consultório.
           
          Dentre os tratamentos estéticos merece destaque o clareamento dental, justamente pela sua característica de ser um tratamento conservador e com grande impacto na vida da pessoa.


           Várias técnicas, produtos e materiais existem para realizar o clareamento. Normalmente, em nosso consultório, associamos as vantagens de várias delas para que tenhamos os melhores resultados, com o máximo de eficácia e de velocidade de clareamento.

           Parte do tratamento é realizado no consultório, com produtos com concentração mais elevada, e parte é realizado através de placas construídas especificamente com esta finalidade.

          Mesmo com a ampla quantidade de informações presentes na mídia, vários mitos ainda permanecem em relação ao clareamento dental. Procuraremos esclarecer as dúvidas mais freqüentes.



 Perguntas e Respostas


O Clareamento enfraquece os dentes?

Não. O processo de clareamento não afeta a resistência dos dentes, o clareamento acontece pela difusão de oxigênio junto às estruturas do dente, modificando a configuração das cadeias carbônicas que compõem o dente. É um processo que acontece “de dentro para fora” no qual, os dentes não perdem estrutura.


Durante o clareamento, não posso tomar café, coca-cola, vinho tinto, devido à possibilidade de acontecer manchamento nos dentes?

Não. Apesar de recomendarmos o consumo com moderação destes produtos, pela possibilidade natural de manchamento da superfície dental quando consumidos com exagero, o que “esconderia” o resultado final do tratamento. Existem diversos estudos que atestam que a superfície do esmalte e sua microdureza não são afetados de maneira clinicamente significante pelo processo de clareamento.
  
Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

A avaliação e indicação do clareamento como tratamento é um processo individualizado e depende sempre da avaliação do cirurgião dentista. Deve-se ter em mente que o clareamento é um processo que clareia dentes e não restaurações, ou quaisquer outros materiais artificiais. Quando o paciente apresenta grandes ou numerosas áreas de restaurações em regiões de influência estética, o clareamento fica contra-indicado. Existem outros procedimentos para alterar a coloração dos dentes nestes casos, envolvendo o recobrimento das áreas afetadas.

O resultado do clareamento é igual para todos os pacientes?

Não. Não existe uma padronização. Cada paciente apresenta uma resposta individual e única para os tipos de materiais e de procedimentos aplicados. Quando bem indicado e realizado, podemos afirmar que todos os pacientes apresentarão significativa diferença de coloração em seus dentes, mas não existe a condição de afirmar que todo paciente terminará o clareamento com o dente com a coloração dos “dentes da Xuxa”, como costumamos ouvir no consultório.

O Clareamento é um procedimento seguro?

Sim. Quando executado sob supervisão e acompanhamento profissional, o clareamento é um procedimento seguro, sem perda de estrutura dental nem conseqüências futuras para as áreas adjacentes aos dentes.


Existem efeitos colaterais ao clareamento?

Durante o processo de clareamento é relativamente comum observarmos o aparecimento de sensibilidade dentária, especialmente relacionada à ingestão de líquidos frios ou gelados. Esta sensibilidade está associada, na maior parte das vezes, à existência de alguma área de raiz exposta, o que naturalmente já desencadeia um processo de sensibilidade, que seria exacerbado pelo agente clareador. Na ocorrência deste problema, existem diversas maneiras de contornar a situação, reduzindo a sensibilidade e permitindo a continuidade do tratamento. Vale lembrar que esta situação perdura apenas enquanto o clareamento está sendo realizado, desaparecendo após o término do tratamento.
Algumas pessoas podem apresentar (em raros casos) alergia ao produto clareador, o que contra-indicaria o sistema de clareamento através de placas, restringindo o clareamento aos procedimentos de consultório.

Qual a durabilidade do clareamento?

Não existe propriamente uma “durabilidade” do clareamento. O que ocorre é que, no decorrer da vida de uma pessoa, naturalmente acontece uma maior deposição de dentina (parte interna do dente) e este incremento faz com que os dentes de pessoas mais jovens sejam naturalmente mais claros do que em pessoas com mais idade. Com um intervalo de tempo de cerca de 5 a 6 anos, a diferença de coloração chega a ser levemente visível. Em dentes clareados, este processo continua acontecendo, portanto, após este período de tempo acontece uma natural perda da coloração obtida. Sempre poderá ser refeito para retornar ao ponto conseguido anteriormente.

Em resumo, o clareamento dental é um procedimento seguro e eficiente, com enormes benefícios estéticos ao paciente, trazendo grandes implicações psicológicas, afetivas e sociais.