Fratura de Dentes Anteriores


Os casos de traumas que acometem a cavidade oral durante a dentição permanente têm se apresentado como um problema constante para o clínico. As causas mais freqüentes das fraturas dentais são quedas, acidentes automobilísticos, violência e atividades esportivas. A causa e o tipo de injúrias, encontradas na literatura, variam de acordo com a idade do paciente.
(*)
As injúrias que acometem aos pacientes entre 7 e 10 anos, geralmente, resultaram de quedas durante brincadeiras, esportes ou acidentes automobilísticos. Pacientes entre 16 e 20 anos a causa principal são resultados da violência. Estudos indicam que estas fraturas são mais comuns em meninos do que em meninas, exatamente pelas brincadeiras e situações mais perigosas a que se expõem os meninos.

Na ocorrência deste tipo de acidente é importante que seja divulgado que, em boa parte dos casos, é possível unir (“colar”) o próprio fragmento perdido ao dente remanescente.
Quando este tipo de “colagem” é realizado temos inúmeras vantagens sobre outros tipos de procedimentos, afinal estamos mantendo uma estrutura natural, ao invés de substituí-la por uma artificial.
Alguns cuidados devem ser tomados com o fragmento do dente que estiver quebrado:

1 – Assim que seja encontrado, o fragmento deverá ser limpo (com água corrente, simplesmente).
2 – O fragmento deve ser mantido em ambiente úmido. As melhores opções são:
     a) Imerso  em  um  pote  com  leite – O  cálcio  presente  no leite dificulta a desmineralização do esmalte do dente.
        b) Imerso em um pote com água – o importante é que se mantenha úmido. Quanto à temperatura, deve-se preferir a temperatura ambiente.
            c) Na própria boca do paciente – são as melhores condições de umidade e temperatura que podem ser encontradas, porém, logo após o trauma, dificilmente o paciente (no caso de crianças) permitirá que se mantenha o fragmento até chegar ao dentista, devendo se considerar ainda o risco de deglutição do fragmento.
            3 – Procurar o Dentista imediatamente.

            Após ser avaliado e tratado o remanescente dental, o Cirurgião Dentista poderá avaliar se a colagem do fragmento será possível e, sendo o caso, executá-la imediatamente.
            Mesmo quando não é possível a colagem do fragmento, seja porque ele não foi encontrado, seja porque as condições do caso não permitem, existem inúmeros recursos e materiais disponíveis para que o dente seja reconstruído, devolvendo forma, função e auto-estima para o paciente, preservando seu sorriso.   
        
(**)




(*) - Imagens extraídas de Baratieri, L. - Estética - Restaurações Adesivas Diretas em Dentes Anteriores Fraturados
(**) - Imagens de Caso Clínico do Consultório Dr. Alencar Mendes