Doença Periodontal


Um dos problemas mais frequentes, em conjunto com a cárie dental, que acomete a cavidade oral é a Doença Periodontal.

Conhecida popularmente por piorréia, a doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que atinge os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, ou seja, a gengiva, o ligamento periodontal e o osso que localiza-se ao redor dos dentes.

Esta doença caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal, que prende o dente ao osso, bem como a própria destruição do osso adjacente. Os diversos estágios do processo da Doença Periodontal envolvem desde uma gengivite, (inflamação da gengiva) nos estágios iniciais, passando por um aumento de mobilidade dos dentes e podendo chegar até a perda do dente motivada por este aumento de mobilidade.

A causa principal da Doença Periodontal é a formação e, especialmente, a não remoção da placa bacteriana dos dentes.

A gengivite - a mais comum das doenças periodontais -, pode ocorrer em qualquer indivíduo se houver acúmulo suficiente de placa bacteriana na margem gengival. É considerada uma doença infecto-inflamatória, caracterizando-se por vermelhidão da gengiva marginal, inchaço e sangramento. Considerada como o primeiro estágio da Doença Periodontal, a Gengivite é uma lesão reversível e possível de ser tratada de maneiras simples na maior parte das vezes. A instituição de medidas de controle de placa eficientes (escovação, fio dental, etc.) consegue reverter e eliminar os quadros desta doença. Esta doença tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticosimunossuprimidos e fumantes
Quadro clínico de Gengivite

Em estágios mais avançados, são necessárias medidas mais invasivas para tratar desta doença. Remoções de tártaro (que nada mais é do que a própria placa bacteriana, porém mineralizada) são necessárias para que possa ser devolvida a condição de normalidade aos tecidos de suporte do dente e para que este possa reverter quadros de mobilidade. Evoluindo ainda em gravidade, podem ser necessárias cirurgias tanto para acessar as áreas afetadas pela doença como para poder recuperá-las induzindo a uma nova formação de osso e ligamento periodontal, recuperando o suporte do dente.
Quadro clínico de periodontite mais avançada

Nos últimos anos, o tema Doença Periodontal, vem ganhando ainda maior destaque pela sua correlação em Medicina, particularmente na Obstetrícia, pela sua relação direta com desfechos desfavoráveis em gestações, como parto prematuro e óbitos neonatais associados à contaminação dos recém-nascidos por microorganismos bacterianos presentes nas infecções periodontais.