SEU SORRISO E O FATOR EMOCIONAL



     Todos nós sabemos de nossas qualidades e de nossos pontos fracos. No dia-a-dia, procuramos aprimorar essas qualidades e, ao contrário do que se pensa, a cavidade bucal está diretamente relacionada com todo organismo, e não deve somente ser vista como uma região anatômica isolada. A harmonia facial e dentária, mesmo que não possamos perceber, mostram aos outros de forma sutil, nosso cuidado e preocupação com a saúde.


     
     O sorriso desempenha papel fundamental na saúde física e nas relações sociais do indivíduo. Segundo pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizada com 1.612 jovens, o estado dos dentes interfere muito na autoestima. Em outra pesquisa, divulgada em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), o sorriso aparece relacionado diretamente ao aumento da produção e da atividade das células NK (Natural Killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo.

     Se temos dentes escuros, manchados pela nicotina do cigarro e pelo acúmulo de cálculo (tártaro), se temos dentes mal posicionados, fraturados, ausência de elementos dentários, sangramento gengival, dor ao tomarmos uma água gelada ou um café quente, ou sensibilidade ao doce, ou qualquer outro problema, estamos gerando danos ao sistema orgânico e emocional.

     O simples gesto de tampar a boca ao sorrir, sorrir de cabeça baixa ou deixar o bigode crescer para disfarçarmos nosso sorriso tornam-nos mais inseguros em nossa relação social. O sorriso é a forma mais agradável de demonstrarmos nossa alegria e satisfação. Caso evitemos sorrir, este sentimento é reprimido, e com isso teremos mais um fator coadjuvante para aumentar nosso nível de stress.

     Cada vez mais temos observado a correlação de fatores bucais deletérios ligados a problemas sistêmicos e conseqüentemente será gerado um desequilíbrio de todo nosso organismo.

     O que precisa ficar bem claro é que a cavidade bucal faz parte de um sistema orgânico e para que esse sistema orgânico desempenhe suas funções de forma adequada, devemos desenvolver uma filosofia de promoção de saúde e não apenas tratarmos a conseqüência. Devemos descobrir a causa do desequilíbrio para só então tratarmos o todo.

     Já está comprovado que o sorriso induz o cérebro a liberar endorfina, além de contribuir com os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico. Quando se sorri, há um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, que provoca a vasodilatação das artérias e o aumento do fluxo de sangue para todo o organismo. Os pulmões passam por uma hiperventilação, que eleva a concentração de oxigênio na circulação sanguínea e resulta em melhor distribuição de oxigênio nos tecidos. O sorriso aumenta, ainda, a quantidade de saliva e, consequentemente, o nível de imunoglobulina.

     Por outro lado, a preocupação com a manutenção de um sorriso bonito é bem mais complexa do que se imagina. Além do lado estético, que devolve a autoestima ao paciente e melhora suas atividades sociais, o comprometimento estético normalmente envolve alterações graves na cavidade bucal, incluindo falta de algum elemento.


     Mesmo quando um indivíduo busca o cirurgião-dentista para tratamento estético, ele acaba ganhando inúmeras outras melhorias igualmente relevantes para sua saúde. Além dos benefícios físicos, há fatores psicológicos relacionados à estética do sorriso. Existe um consenso relacionando um sorriso esteticamente harmônico às condições de saúde, bem-estar, autoestima, jovialidade, higiene pessoal e sucesso. Atualmente, a estética está diretamente relacionada à apresentação de uma boa aparência e toma dimensões importantes tanto do ponto de vista pessoal quanto do aspecto profissional.